Secretário da SSP-BA admite déficit de efetivo da PM e convoca policiais da reserva devido ao atual cenário de segurança pública

Secretário da SSP-BA admite déficit de efetivo da PM e convoca policiais da reserva devido ao atual cenário de segurança pública
Publicado em 23/07/2024 às 9:36

Após diversos Policiais Militares da Bahia (PM-BA) pedirem reserva (aposentadoria), o Secretário de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Marcelo Werner, admitiu um déficit no efetivo policial em despacho publicado nesta segunda-feira (22). Ele convoca os policiais da reserva para voltarem a atuar devido ao atual cenário de segurança pública que o estado da Bahia enfrenta, principalmente Salvador e Região Metropolitana.

No despacho, ele expressa a preocupação com a redução significativa do efetivo disponível nas forças estaduais de segurança pública, como a Polícia Militar (PMBA), a Polícia Civil (PCBA), o Departamento de Polícia Técnica (DPT) e o Corpo de Bombeiros (CBMBA). “A gestão do efetivo da Polícia Militar enfrenta desafios substanciais, exacerbados pela necessidade de readaptação dos recursos humanos para suprir lacunas deixadas por cessões“, diz um trecho do despacho.

O despacho foi encaminhado à Casa Civil para análise e deliberação do governador do Estado.

No quarto ponto do despacho, Werner destaca que, em virtude do estado crítico atual e do déficit de efetivo, a Secretaria tem evitado conceder pedidos de cessão, ou seja, pedidos de transferência para a reserva. Ele afirma que, em um cenário mais favorável e com a devida recomposição do efetivo, essas solicitações poderão ser reanalisadas com atenção e cuidado.

Tópicos