Ruas de Salvador são tomadas por lixo em início de votação

Ruas de Salvador são tomadas por lixo em início de votação
Publicado em 06/10/2024 às 11:56

A boca de urna é configurada como crime eleitoral. Contudo, a prática não é incomum em dia de votação.

Nas primeiras horas da manhã deste domingo (6/10), bem antes dos portões dos locais de votação estarem abertos, já era possível registrar vários pontos de Salvador com vias tomadas de “santinhos” de candidatos concorrentes no pleito municipal de 2024.

A boca de urna é configurada como crime eleitoral. Contudo, a prática não é incomum em dia de votação. No bairro do Rio Vermelho, em Salvador, o jornalista Pablo Reis fez registro de uma grande quantidade de papéis utilizados nas campanhas, espalhados pelas ruas.

No bairro de Brotas, a jornalista Lorena Dias flagrou pessoas distribuindo “santinhos”, próximo ao Colégio Luiz Viana, segundo maior local de votação, em Salvador, em frente a uma guarnição da Polícia Militar.

A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) informou que na segunda-feira (7/10), mais de 800 agentes estarão envolvidos na megaoperação montada, a fim de garantir um ambiente limpo nos 460 locais de votação e áreas adjacentes após as eleições municipais de 2024, que acontecem neste domingo (6/10).

As atividades serão iniciadas a partir das 6h da manhã e contará com o suporte de 34 caminhões compactadores e 34 caminhões de carroceria aberta a fim de recolher a produção. O presidente da Limpurb, Carlos Augusto Gomes, destacou que, no dia da eleição, as equipes atuarão em esquema de plantão realizando serviços de varrição e coleta nas vias.

“Essa megaoperação foi planejada a fim de otimizar o trabalho dos agentes e entregar com maior celeridade a cidade limpa para a população. A grande parte dos resíduos será retirada entre a noite de domingo (6) e a manhã da segunda-feira (7), quando teremos 34 equipes atuando para realizar os serviços de varrição, coleta e limpeza das vias”, explicou.