Homem denuncia ter sofrido racismo em fila de supermercado em Salvador
Mais um caso lamentável repercutiu em Salvador, nesta terça-feira (1). Um homem denunciou ter sofrido racismo após se desentender com outro cliente na fila de um supermercado. Imagens do ocorrido foram registradas por testemunhas.
Nas imagens e vídeos que circula nas redes sociais, a vítima, Eduardo Ramos, discute com um homem de camisa amarela. Ele afirma que o mesmo teria o chamado de macaco por diversas vezes.
“Repete mais alto. É só você repetir, está com sua filha, não tá dando nem exemplo chamando outra pessoa de macaco na frente da sua filha.Me chame de macaco de novo. Você está achando que está mexendo com criança? Como você chama uma pessoa de macaco na Bahia, em Salvador?”, questiona a vítima.
Eduardo relatou que estava com a noiva na fila do supermercado Assaí Atacadista, na Vasco da Gama, em filas diferentes, quando o acusado entrou na frente da moça. Ao questionar a atitude do rapaz, o desentendimento iniciou.
“Ele entrou na frente dela cortando a fila e quando ela falou com ele que já estava lá, eles começaram a discutir. Então me aproximei, ele se alterou e disse que ela tinha me chamado pra intimidar ele. Eu disse que não tinha necessidade dele ficar falando alto, fazendo aquela cena, que todo mundo tava olhando e ele seguiu se exaltando”, afirmou.
Segundo ele, durante o bate boca, o homem disparou palavras de baixo calão contra ele e ao rebater as falas, o homem o chamou de macaco. A vítima contou ainda que a esposa do acusado afirmou que não seria a primeira vez que ele teria tal comportamento.
Ramos relatou ainda que após o ocorrido a polícia foi acionada, mas não foi até o local. “Chamamos a polícia e a polícia não compareceu. Um supervisor de segurança disse que só tinha que impedir caso ocorresse alguma briga, os seguranças de fora falaram com o rapaz que gravou que eles não podiam fazer nada. Várias pessoas se revoltaram, ele ficou rindo e debochando”, contou.
A polícia militar afirmou a reportagem que não foi acionada: “De acordo com informações da 26ª CIPM, unidade que atende à região, não há registro algum de acionamento para ocorrência dessa natureza”.
Em nota, a rede atacadista informou que ao perceber a discussão, “atuou prontamente para separar as partes envolvidas”. E destacou ainda que “a Polícia Militar foi acionada tanto pela equipe da loja quanto por outros clientes. A loja reforça que está à disposição para contribuir com as investigações do caso”.