ELEIÇÃO; operação de combate a crimes eleitorais é deflagrada pela PF em três cidades baianas

ELEIÇÃO; operação de combate a crimes eleitorais é deflagrada pela PF em três cidades baianas
Publicado em 01/10/2024 às 18:31

A Polícia Federal cumpriu nove mandados de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (1/10), nas cidades de Ilhéus, Salvador e Conceição do Coité, por meio da Operação Coronelismo, de combate a crimes eleitorais praticados por coligação partidária.

Os mandados foram expedidos pela Justiça Eleitoral de Ilhéus e as investigações apontam o uso ilegal de estrutura pública municipal, com emprego de servidores, veículos e combustíveis públicos, em benefício de determinada coligação partidária, ocasionado prejuízo aos cofres públicos municipais.

Em Ilhéus, a operação foi realizada na sede da prefeitura e no comitê do candidato a prefeito Bento Lima (PSD), além de residências de empresários que possuem contratos com a gestão municipal.

Em nota, a Coligação Ilhéus da Gente, Pra Cima, Pra Frente mostrou indignação e afirmou que a operação parece ‘desproporcional’ e pode ser ‘interpretada como uma tentativa de influenciar o pleito’ (confira abaixo a nota na íntegra).

Segundo informações da PF, no decorrer das investigações também foram identificadas supostas fraudes documentais, com superfaturamento de contratos, que teriam sido praticadas para encobrir o uso ilegal da estrutura pública em benefício privado.

Os investigados podem responder pelo crime de utilização de veículo público em campanha eleitoral, cuja pena é o cancelamento do registro do candidato ou de seu diploma, bem como pelos crimes de peculato, de falsificação de documento público e de associação criminosa.

Os crimes investigados nos autos também podem configurar abuso do poder econômico e improbidade administrativa.

Tópicos