Bahia registra alto número de crimes envolvendo torcidas organizadas

Bahia registra alto número de crimes envolvendo torcidas organizadas
Publicado em 08/09/2024 às 12:22

Estado da Bahia segue com crescimento de crimes com envolvimento de torcidas e chance de torcida mista.

O estado da Bahia segue com altos números de crimes envolvendo torcidas organizadas. A onda de violência passou a ser vista não só entre as torcidas da dupla Ba-Vi entre si, como partindo de ambas contra torcidas que vem de outros estados em jogos do Brasileirão. O número alto de casos escancara o problema da segurança em jogos no estado e deve afastar a possibilidade de torcida mista nos clássicos.

A Bahia registrou 55 casos de relação criminosa em menos de um ano, com diversas vertentes de atos como ameaças, homicídio, lesão corporal e furtos. Na última semana o Vitória recebeu o Vasco da Gama pelo Campeonato Brasileiro e na noite anterior ao duelo, torcedores do Rubro-Negro foram espancados na região da Praia do Flamengo, além dos pertences roubados durante as agressões.

Dados do Metro 1 informam que em 2017, a Bahia atingiu a marca de 40 casos e de forma chocante no pulou para 93 ocorrências em 2023. Com o pedido do Ministério Público da Bahia para seguimento de torcida única em clássicos em Salvador completando 7 anos em 2024, não existe a expectativa da alteração para um período próximo.

Em 2023/2024 o enredo do retorno das torcidas mistas ganhou força e parecia caminhar para uma mudança novamente. Porém, os novos casos seguem assustando a população e devem dificultar esse processo novamente.